Flecha, ou Parede para uma Casa Modernista
Instalação [não construído]
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil
2017


[pt]
Co-autoria:
Gregório Rosenbusch
Mariana Meneguetti

Esta instalação parte do convite para decorar um dos cômodos de uma Casa Modernista na Av. Ipiranga 849, no centro da cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro. 
A galeria do segundo andar, inteiramente revestida com lambris de madeira, se tornou o cômodo escolhido no intuito de inverter a lógica esperada.
Com a ação de arquear o lambri de madeira encontrado previamente revestindo a parede da galeria, é proposta a transfiguração do elemento como revestimento ao elemento como estrutura flexivel - através da "flecha" que se forma com o tensionamento do material através de cabos de aço. Neste deslocamento, o lambri de madeira se deforma, revelando as paredes porosas da casa construída bem como uma série horizontal de granzepes presos à sua superfície. Uma outra articulação com o espaço é proposta, de forma a não desperdiçar nenhum elemento encontrado, bem como não sobrepor nada novo ao espaço pré-existente. Assim, da parede plana à curva, é feita uma ruptura de seu estado anterior. A matéria, na sua flexibilidade vulnerável,  transforma, desestabiliza e instaura outra relação com o espaço, com os sons e com as pessoas que passam.



Wall for a Modernist House
Instalation [unbuilt]
Petrópolis, Rio de Janeiro, Brazil
2017


[en]
Co-author:
Gregório Rosenbusch
Mariana Meneguetti

This installation is part of an invitation made to decorate one of the many existing rooms in a Modern House at Av. Ipiranga 849, in the center of Petrópolis, Rio de Janeiro. 
The second's floor gallery space, entirely clad with wood wainscot panels, was chosen in order to invert the logic expected.
Through the action of arching the wood wainscot found previously cladding the wall of the corridor space, we propose the transfiguration of the element from coating to a flexible and vulnerable structure - such as the one of an "arrow". This dislocation, made with the help of steel cables, makes the wood wainscot deform, revealing the existing porous walls and a series of horizontal wooden strips. Another articulation with the space is proposed, in order to avoid any waste, as much as to not overlap anything new to the existing space of the house. Thereby, there's a subtle transformation from the flat to the curved wall, together with a rupture of its surface.  The matter, in its vulnerable flexibility, disrupts and opens to another relation to the space, the sounds and the people that pass by.







antes




depois